10% DE DESCONTO EM TODOS OS LIVROS & ENTREGA GRATUITA PARA PORTUGAL

As Duas Mortes do Barbosa

Carlos Pronzato

€9.00€8.10

SOBRE O LIVRO

O leitor encontrará aqui um goleiro famoso da seleção brasileira que morre duas vezes; a estátua do poeta famoso conversando com um fantasma também célebre; a empregada doméstica cuja sede de cultura lhe abre as portas da rua, para ir atrás de si mesma. Encontrará, sobretudo, um Rio de Janeiro que só poderia estar no verso dos cartões-postais, na escrita rápida e aguda de um viajante que vê o avesso dessa anódina paisagem que nos é oferecida pelas arquiteturas do poder.

Carlos Pronzato é, sobretudo, um viajante. Um artista (escritor, cineasta) que não deixa o pó assentar sobre sua vida, suas imagens ou palavras. Move-se para ver as coisas sem que o bolor do hábito burguês avelude a crueza da realidade, recobrindo verdades inquietantes. Assim, aberto ao estranhamento que permite ir além de lugares-comuns, foi a Roma e escreveu sobre o Trastevere. Em São Paulo e na Bahia, fez o mesmo. Agora nos presenteia com estes contos cariocas, que são, também eles, testemunhos de um olhar cortante, em que se podem distinguir a crítica às injustiças sociais e o que é aparentemente irreal, mas igualmente revelador. O que nos remete ao realismo fantástico de Juan Rulfo, García Márquez, Cortázar e tantos outros autores que mesclaram denúncia e magia em suas tessituras literárias.

Carlos Pronzato é poeta, escritor, diretor teatral e cineasta/documentarista argentino/brasileiro. Suas obras audiovisuais e literárias destacam-se pelo compromisso com a cultura, a memória e as lutas populares. Dirigiu mais de 90 documentários e escreveu mais de 30 livros entre poesia, teatro, livro infantil e ficção, dentre os quais: Jorge Amado no Elevador e outros contos na Bahia; O Milagre da Luz e outros contos em Trastevere (Roma); O Espírito da Rebelião e outros contos em São Paulo. Em 2008 recebeu o Prêmio da CLACSO (Conselho Latino-americano de Ciências Sociais); em 2009, na Itália, o Prêmio Roberto Rosellini; em 2020, o Prêmio Direitos Humanos da OAB/RS; em 2018, no Rio de Janeiro, o Prêmio Liberdade de Imprensa e em 2023, também no Rio, foi premiado no FICA-ECO (Festival Internacional de Cinema Agroecológico). Em 2024 veio a Portugal para a realização do documentário “Memórias do 25 de Abril, 50 Anos da Revolução dos Cravos”.

ISBN: 978-989-35660-9-1

Edição: Outubro, 2024 (1ª)

Nº Páginas: 112

Encadernação: Capa Mole 

Dimensões: 12 x 18 x 0,6 cm